Por: Amara Gomes
|
Logo do NUCA de São Miguel do Gostoso/RN |
O Núcleo de Participação e Desenvolvimento Social d@s Adolescentes, ou NUCA, é um espaço de diálogo dos adolescentes que tem a missão de contribuir com a participação social dos adolescentes da cidade, como explica Edson Gomes, agente da ONG AMJUS que foi o fundador e ex-coordenador do NUCA de São Miguel do Gostoso.
A iniciativa de mobilização para criação de NUCAs foi da Agência Selo Unicef que, no final de 2011, realizou um Encontro de formação para criação dos NUCAs nos municípios do RN. Desse encontro, com o apoio da Prefeitura, participou Heldene Santos, na época um dos mobilizadores do Selo Unicef no município, dois adolescentes que foram Edson Gomes e Gercinara Silva, e Elba Teixeira, na época articuladora do Selo Unicef.
Mas só em março de 2012, foi que conseguiram criar o NUCA de São Miguel do Gostoso que, segundo Edson Gomes, a demora foi porque esperavam uma capacitação que iria ser realizada pelo Instituto de Juventude Contemporânea que não aconteceu e só veio acontecer a partir dessa data, depois que os jovens pediram o apoio da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS) para a formação do NUCA acontecer e então a ONG realizou o processo de formação e um conjunto de oficinas com apoio da Fundação Luterana de Diaconia.
A primeira bandeira de luta do NUCA, segundo explica Irene Lima, também ex-coordenadora do NUCA, foi desenvolver uma campanha pela saúde do adolescente, relacionado à prevenção às DSTs/AIDS e Hepatites Virais entre os jovens. Para isso articulou ações, pessoas e organizações para que as ações acontecessem.
|
Equipe do NUCA em atividade |
O NUCA já recebeu várias capacitações pela AMJUS. A principal delas está relacionada com o tema da sua bandeira de luta. Através da AMJUS o NUCA recebeu assessoria da especialista em sexualidade humana Ildete Mendes, do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e colaboradora da ONG Canto Jovem. Mas ainda assim a participação dos adolescentes nas coisas mais sérias ainda estava sendo difícil e uma das reivindicações do NUCA para o Selo Unicef, foi que tornasse obrigatório a participação dos adolescentes nas campanhas pelo Selo Unicef, sendo que isso veio acontecer na edição 2014 – 2016.
Atualmente a participação dos adolescentes a partir do NUCA tem se fortalecido bastante nas ações do município, das ONGs e na ações mobilizadas pelo próprio NUCA, como mutirões de conscientização e o abraço da Lagoa com apoio de outras organizações. “Nós temos vários projetos e queremos motivação e apoio para realizar”, diz Mateus Eduardo, atual coordenador do NUCA. “Só queremos ser levado a sério, queremos ajudar na realização dos outros grupos e também queremos a colaboração para fazer nossas ideias acontecerem pelos adolescentes, inclusive nisso, agradecemos muito à AMJUS”, diz ele. O NUCA de Gostoso já começa a ser articulado por outros municípios para ajudar a criar os NUCAS nesses outros municípios.