Por: Aldo Cézar
Catraieiro levando pescador ao barco Foto: Heldene Santos. |
A hora de trabalho do catraieiro depende sempre do horário da equipe da pesca. É comum os pescadores saírem para o mar na madrugada ou no finalzinho da tarde. Quando a equipe fica pronta, o catraieiro desce a catraia até a água e usando de uma vara grande, chamada de vara de catraia, começa a boiar a catraia e a empurrar na direção que quer ir usando essa vara.
A vara de catraia é sempre bem longa. Os barcos de pesca ficam ancorados há uma certa distância da praia e a vara deve ter sempre uma altura que a catraia vá até o barco e a vara ainda toque com a ponta no chão embaixo da água, pois só assim o catraieiro vai poder empurrar a vara para trás e a catraia seguir para frente.
Também é o catraieiro que já fica de plantão no horário combinado para pegar os pescadores de volta quando voltarem da pesca. Dessa vez mais pesado, porque tem que trazer os pescadores e os cestos com peixes. Esse não é o trabalho mais difícil da pesca, mais se torna mais complicado quando o catraieiro tem que enfrentar as marés mais altas, as ondas mais fortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário