segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como é feito o Alô Galera? Você sabe?


Por: Edson Gomes

O jornal Alô Galera é fruto do Projeto de Intervivêcia Universitária - OASIS (Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias), que é um projeto da UFRN com o apoio do Conselho Nacional de desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), realizado Em São Miguel do Gostoso/RN em parceria com a prefeitura municipal. 

A idéia de se criar o jornal Alô Galera, partiu depois de algumas reuniões, pois o grupo achava necessário que na cidade de São Miguel do Gostoso/RN, tivesse um meio de comunicação que levasse informação para toda comunidade, relatando assuntos que fosse de interesse e preocupação de toda população. Para que as informações chegassem até o público desejado, o grupo precisou criar uma equipe de redação formada por 10 pessoas no início e hoje já aumentou para 12 jovens jornalistas. Depois de completar a equipe, realizamos uma oficina de produção de textos e jornalismo, para que a equipe tivesse uma visão mais ampla em relação ao mundo jornalístico. Logo em seguida foi montada a pauta contando com a opinião de toda a equipe e do pedagogo Heldene Santos, que é voluntário na orientação e revisão das matérias. 

Depois de montada a pauta, as matérias são divididas entre a equipe, e os jovens jornalistas começam suas pesquisas. As duvidas são tiradas com o orientador, onde ele revisa e mostra onde está faltando informações, se necessário as matérias são devolvidas e uma nova pesquisa é feita, pois a preocupação não é terminar as matérias o mais rápido possível e sim a qualidade da informação. 

Quando todas as matérias estão prontas, o grupo realiza mais algumas reuniões, para discutir a situação do orçamento do jornal, como a equipe é formada por adolescentes, de início tivemos o apoio da prefeitura municipal, que ate hoje vem contribuindo com nossas ideias e da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social – AMJUS, que hoje é a ONG responsável pelo jornal, já que sem uma instituição não podemos dá vida ao Alô Galera. 

Tem sido uma caminhada de bastante aprendizado e com esses apoios, como o pagamento da diagramação e impressão do jornal, hoje já temos um espaço exclusivo para propagandas, onde pessoas da comunidade e ate de fora da cidade, contribuem para que o jornal possa sair com um olhar mais independente e ter uma duração maior.

Em fim, o Jornal está sendo um espaço de grande aprendizado e crescimento e só temos a agradecer aqueles que fazem e apoia essa ideia, porque com esse incentivo, podemos acreditar mais e corrermos atrás daquilo que queremos.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos que fazem o Alô Galera! Muito bom o trabalho de você, muito bom mesmo!

    Sérgio

    ResponderExcluir