Por: Edson Gomes
Certas vezes quando vamos à feira, ao mercado ou a qualquer lugar para compramos peixes, nem nos perguntamos: “como esses peixes chegaram aqui?” “Quem os trouxe até aqui?” Então alguém responderia: “Foi o pescador!”
- O pescador?
- Sim! - O pescador!
E quem é o pescador? O pescador é um homem que acorda bem cedinho, quando nós ainda estamos dormindo, pega seu material, que normalmente é um saco com linhas de pesca, redes de pesca e o lanche que na maioria das vezes são alimentos bem simples, como um pacote de bolachas e uma garrafa de suco. Depois de tudo pronto ele segue em direção ao mar.
- Mas deve ser ruim acordar bem cedinho para entrar na água fria?
- Sim! - Diz Seu Juarez. - É uma tarefa bem diferente e difícil de se fazer, pois o pescador tem que acordar sempre na mesma hora, todo os dias, organizar seu material e seguir em direção ao mar.
Seu Juarez conta que, quando o pescador chega ao seu destino, ele coloca sua rede de pesca na água e vai dormir, ou então continuar pescando de uma outra forma bem diferente. O pescador coloca sua linha na água com uma coisa chamada de “isca”, e espera o peixe comer e se prender no anzol. Mas como todo local de trabalho tem seus riscos, no mar não poderia ser diferente.
– Certa vez quando estávamos em alto mar, dentro de uma “trumenta”, a vela da jangada se rasgou, e tivemos que remar até terra firme, de baixo de tempestade. Mas graças a Deus todo mundo saiu bem sem nenhum arranhão.
Ao terminar de pescar com a linha, o pescador começa a retirar sua rede da água. Ele vai retirando os peixes, um por um, com bastante cuidado para não deixar nem um peixe cair na água. Ao retirar todos os peixes da rede, o pescador organiza todo o seu material e segue em direção à terra firme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário