segunda-feira, 22 de abril de 2013

Agricultura familiar: Uma grande oportunidade

Por: Walter Jefferson 

Foto: Tiago da Silva Luciano
 Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra, essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84 % da mandioca, 67 % do feijão; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de suínos. Vale frisar que, algumas atividades são equiparadas a agricultura familiar como: pesca, extrativismo, aqüicultura, apicultura, avicultura, pecuária e outras; com tanto que sejam realizadas pelos membros da família.

 No passado muitos dos habitantes da nossa comunidade sobreviviam basicamente da agricultura familiar, as famílias tinham “roçados” onde cultivavam manga, caju, melancia, feijão, milho, macaxeira, batata, melão, etc. O cultivo era feito de forma rudimentar e a produção era relativamente pequena, afinal, as pessoas não tinham recursos para manter uma grande produção, a mesma era, em maior parte, para consumo da família, caso a produção fosse um pouco maior, parte dessa era comercializada. 

Feira livre de São Miguel do Gostoso - Foto: Tiago da Silva Luciano
Mas com o passar do tempo foram surgindo outras fontes de renda (turismo, por exemplo) e muitos não tinham acesso a programas de financiamento para o produtor rural, logo a agricultura tornou-se menos expressiva em nossa cidade. Fomentando o desenvolvimento econômico da comunidade rural, desde a década de 90, o governo passou a oferecer crédito para pequenos e médios agricultores. O PRONAF (Programa Nacional para Agricultura Familiar) é a principal linha de financiamento para o setor, oferecendo créditos para custeio da produção e compra de máquinas, entre outros. 

Este crédito é uma boa oportunidade para quem pretende implantar ou ampliar um agronegócio, pois as taxas de juros são muito pequenas. Outra forma de também obter sucesso com este tipo de negócio, seria a criação de cooperativas onde as safras de vários produtores poderiam ser comercializadas juntas, possibilitando assim a venda para grandes compradores, ou quem sabe até a exportação. 

Segundo alguns estudiosos da área, a criação das cooperativas é a oportunidade de tornar a economia da agricultura familiar ainda mais forte e mais competitiva no país. Então fica a dica pra quem pretende seguir ou conhece alguém que se interesse por atividades agroindustriais. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A lenda da fulozinha - Comadre Fulozinha – histórias da guardiã da mata.

Por: Aldo Cézar

Comadre Fulozinha, conforme conta os caçadores, é uma fantástica e misteriosa menina que vive na floresta, sempre pronta a defender animais e plantas contra as investidas dos predadores da natureza.

 É uma caboclinha que tem longos cabelos loiros, que lhe cobrem o corpo. 

Ela é caminhante, brincalhona e vive nas matas. Caçadores contam da existência dela nas florestas do Mato Grande, inclusive na parte sul de São Miguel do Gostoso. Consegue desaparecer sem deixar rastro e adora fazer tranças na cauda dos cavalos. 

Ela protege a caça contra os caçadores, desorientando-os com seus assobios e fazendo com que eles fiquem perdidos na mata.  Adora receber presentes como mingau, confeitos e fumo. 

O Bolsa Família e as condições para participar


 Por: Abner Pinheiro

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com algumas condições, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

O Bolsa Família, segundo o site do MDS, atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional. Depende da renda familiar por pessoa limitada a R$ 140, do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre 32 a 242 reais. Esses valores são o resultado do reajuste anunciado em 1º de março e vigoraram a partir dos benefícios pagos em abril de 2011.

Condicionalidades do Bolsa Família

As Condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício. Por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.

Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%. 

Na área de assistência social, crianças e adolescentes com até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), devem participar dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Peti e obter frequência mínima de 85% da carga horária mensal.

O poder público deve fazer o acompanhamento gerencial para identificar os motivos do não cumprimento das condicionalidades. A partir daí, são implementadas ações de acompanhamento das famílias em descumprimento, consideradas em situação de maior vulnerabilidade social.

A família que encontra dificuldades em cumprir as condicionalidades deve, além de buscar orientações com o gestor municipal do Bolsa Família, procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a equipe de assistência social do município. O objetivo é auxiliar a família a superar as dificuldades enfrentadas. 

Esgotadas as chances de reverter o descumprimento das condicionalidades, a família pode ter o benefício do Bolsa Família bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado. Todas as informações relacionadas às condicionalidades das famílias podem ser encontradas no Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (SICON).

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como é feito o Alô Galera? Você sabe?


Por: Edson Gomes

O jornal Alô Galera é fruto do Projeto de Intervivêcia Universitária - OASIS (Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias), que é um projeto da UFRN com o apoio do Conselho Nacional de desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), realizado Em São Miguel do Gostoso/RN em parceria com a prefeitura municipal. 

A idéia de se criar o jornal Alô Galera, partiu depois de algumas reuniões, pois o grupo achava necessário que na cidade de São Miguel do Gostoso/RN, tivesse um meio de comunicação que levasse informação para toda comunidade, relatando assuntos que fosse de interesse e preocupação de toda população. Para que as informações chegassem até o público desejado, o grupo precisou criar uma equipe de redação formada por 10 pessoas no início e hoje já aumentou para 12 jovens jornalistas. Depois de completar a equipe, realizamos uma oficina de produção de textos e jornalismo, para que a equipe tivesse uma visão mais ampla em relação ao mundo jornalístico. Logo em seguida foi montada a pauta contando com a opinião de toda a equipe e do pedagogo Heldene Santos, que é voluntário na orientação e revisão das matérias. 

Depois de montada a pauta, as matérias são divididas entre a equipe, e os jovens jornalistas começam suas pesquisas. As duvidas são tiradas com o orientador, onde ele revisa e mostra onde está faltando informações, se necessário as matérias são devolvidas e uma nova pesquisa é feita, pois a preocupação não é terminar as matérias o mais rápido possível e sim a qualidade da informação. 

Quando todas as matérias estão prontas, o grupo realiza mais algumas reuniões, para discutir a situação do orçamento do jornal, como a equipe é formada por adolescentes, de início tivemos o apoio da prefeitura municipal, que ate hoje vem contribuindo com nossas ideias e da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social – AMJUS, que hoje é a ONG responsável pelo jornal, já que sem uma instituição não podemos dá vida ao Alô Galera. 

Tem sido uma caminhada de bastante aprendizado e com esses apoios, como o pagamento da diagramação e impressão do jornal, hoje já temos um espaço exclusivo para propagandas, onde pessoas da comunidade e ate de fora da cidade, contribuem para que o jornal possa sair com um olhar mais independente e ter uma duração maior.

Em fim, o Jornal está sendo um espaço de grande aprendizado e crescimento e só temos a agradecer aqueles que fazem e apoia essa ideia, porque com esse incentivo, podemos acreditar mais e corrermos atrás daquilo que queremos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

O turísmo em São Miguel do Gostoso


Por: Gercinara Silva

Na pequena comunidade de São Miguel do Gostoso o turismo é destaque.  Apesar de ser uma pequena cidade em desenvolvimento abriga nela grandes pontos turísticos e um desses pontos turísticos que se destaca, ate mesmo internacionalmente, é a praia, que combinada com o vento é propicia para a prática de esportes aquáticos do tipo: Surf, Kite Surf e Wind Surf.

O turismo na realidade apresenta diferentes faces que, a comunidade precisa está preparada para dá conta. Por um lado pode trazer muitos benefícios, pois com o crescente número de turistas, a cidade precisa de uma infra-estrutura melhor. Com isso é preciso aumentar a quantidade de hospedarias, e isso gera mais empregos para os moradores do lugar. 
Mas por outro lado, também pode apresentar alguns prejuízos do ponto de vista também econômico, como por exemplo, o que vem do comercio fica mais caro, elevando o custo de vida  já que os turistas tem mais rendas que a maioria dos nativos, e o comércio se prepara para esse público de turistas.

A temporada na qual aparecem mais turistas em São Miguel do Gostoso, a também chamada alta estação, começa no mês de outubro e vai até, mais ou menos o mês de março do ano seguinte, onde o preço das diárias das hospedarias, acompanhados de café da manhã, variam entre R$ 150,00 e R$ 300,00.

Com o rápido crescimento e o destaque turístico dado por sites renomados e revistas importantes, como IG, quatro rodas e veja, entre outras, a comunidade ganhou fama, e com isso, hoje em dia, a comunidade de São Miguel do Gostoso é conhecida e visitada por turistas de todos os cantos do mundo. 

Um dia de pescador


Por: Edson Gomes

Certas vezes quando vamos à feira, ao mercado ou a qualquer lugar para compramos peixes, nem nos perguntamos: “como esses peixes chegaram aqui?” “Quem os trouxe até aqui?” Então alguém responderia: “Foi o pescador!”

- O pescador? 

- Sim! - O pescador!  

E quem é o pescador? O pescador é um homem que acorda bem cedinho, quando nós ainda estamos dormindo, pega seu material, que normalmente é um saco com linhas de pesca, redes de pesca e o lanche que na maioria das vezes são alimentos bem simples, como um pacote de bolachas e uma garrafa de suco. Depois de tudo pronto ele segue em direção ao mar.

- Mas deve ser ruim acordar bem cedinho para entrar na água fria? 

- Sim! - Diz Seu Juarez. - É uma tarefa bem diferente e difícil de se fazer, pois o pescador tem que acordar sempre na mesma hora, todo os dias, organizar seu material e seguir em direção ao mar. 

Seu Juarez conta que, quando o pescador chega ao seu destino, ele coloca sua rede de pesca na água e vai dormir, ou então continuar pescando de uma outra forma bem diferente. O pescador coloca sua linha na água com uma coisa chamada de “isca”, e espera o peixe comer e se prender no anzol. Mas como todo local de trabalho tem seus riscos, no mar não poderia ser diferente. 

– Certa vez quando estávamos em alto mar, dentro de uma “trumenta”, a vela da jangada se rasgou, e tivemos que remar até terra firme, de baixo de tempestade. Mas graças a Deus todo mundo saiu bem sem nenhum arranhão. 

Ao terminar de pescar com a linha, o pescador começa a retirar sua rede da água. Ele vai retirando os peixes, um por um, com bastante cuidado para não deixar nem um peixe cair na água. Ao retirar todos os peixes da rede, o pescador organiza todo o seu material e segue em direção à terra firme.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Turismo sexual: um assunto a se pensar


Por: Walter Jefferson

A cada dia que passa São Miguel Do Gostoso vem se tornando em um dos principais destinos turísticos do Rio grande do Norte. E isso vem transformando a cidade em vários aspectos: infra-estrutura, economia e até mesmo a cultura. Mas devemos estar atentos aos malefícios advindos deste crescimento super acelerado. Alguns deles são ocasionados pelo turismo sexual.

O turista interessado em sexo pode viajar por conta própria ou assessorado por umas das muitas redes organizadas existentes - agências de turismo em países desenvolvidos promovem viagens para fins sexuais, e há também serviços de agenciamento nos países em que acontecem os programas. Pode haver prostituição explícita ou uma relação romantizada, em que o turista presenteia a parceira ou o parceiro. Geralmente ocorre com mais freqüência em regiões onde existe, de forma conjugada, atividade turística e população carente, logo vemos que nosso município torna-se um alvo para este tipo de turista.

O turismo sexual pode ser considerado um crime quando envolve menores de idade ou rede de exploração da prostituição. Mas sendo ou não crime, o fato é que o turismo sexual pode trazer más conseqüências para os locais onde ele é praticado, umas delas é a redução da demanda turística de outros tipos de turismo, e o fato de muitas vezes este, está ligado a práticas ilícitas como tráfico internacional de pessoas e tráfico de drogas. Algumas pessoas defendem esta prática por gerar renda para os “prestadores de serviço”, mas pense bem: será que isso vale mesmo apena? Se levarmos em consideração os impactos socioculturais gerados por esta prática, eu diria que não. Há várias formas de se ganhar dinheiro com o turismo sem que se precise vender o corpo.

O intuito deste artigo não é criticar as pessoas que se “relacionam” com os turistas sexuais, mas sim alertar a comunidade, principalmente os jovens, sobre os impactos causados por esse tipo de turísta. Uma medida preventiva para que este tipo de turismo torne-se menos freqüente, já que há indícios de que o turismo sexual ocorre em nossa cidade (com pouca freqüência), é divulgar a nossa hospitalidade, cultura, gastronomia e belezas naturais ao invés da beleza física dos nativos. Isso provavelmente não despertará o interesse dos possíveis turistas sexuais de visitarem nossa cidade. E por último, mas não menos importante, é preciso conscientizar as pessoas da nossa comunidade, principalmente os jovens, para que desenvolvam uma visão crítica em relação a este assunto que é tão polêmico. 

Você Sabia?


Por: Luís Eduardo

Porque as águas dos nossos poços são salobras?

Todos os nossos poços são de água salgada, devido a grande concentração de sódio no subsolo. O dessalinisador é uma máquina de tratamento da água onde é retirado o gosto salgado. Em algumas comunidades de São Miguel do Gostoso a água já passa por esse processo, uma delas é a Baixinha dos França.

O que é Lei orgânica? Para que serve?

Lei Orgânica é uma espécie de Constituição Municipal, criada com regras de comportamento para a população da cidade. A Lei Orgânica não pode contrariar as constituições Federal e Estadual e nem as leis federais e municipais. Antigamente, havia uma só constituição para todos os municípios, mas, atualmente, cada município, de acordo com suas necessidade e peculiaridades, tem autonomia para criar a sua própria Lei Orgânica. O prefeito é quem se encarrega de fazer cumprir a Lei Orgânica, sempre observada e fiscalizada pela Câmara de Vereadores. A Lei Orgânica de São Miguel do Gostoso é a Lei N° 6.452 de 16 de julho de 1993.

Por que praia da Xêpa?

Por volta de 1943, na época da segunda guerra mundial, tropas do exército brasileiro se instalaram na vila para defender nossa orla. As refeições eram distribuídas na praia e era chamada “hora da Xêpa”. Os alimentos eram fartos e sempre era doado uma parte á população. Por este motivo deu-se o nome Praia da Xêpa.

Você sabe o que é o Conselho Tutelar? O que ele faz?


Por: Abner Pinheiro

O conselho tutelar é um Órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Deve ser estabelecido por lei municipal que determine seu funcionamento tendo em vista os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de três anos o Conselho Tutelar é um órgão permanente, ou seja, uma vez criado não pode ser extinto, possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal. A quantidade de conselhos varia de acordo com a necessidade de cada município, mas é obrigatória a existência de pelo menos um Conselho Tutelar por cidade, constituído por cinco membros, como é o caso de São Miguel do Gostoso.

Apesar de muitas pessoas acharem o contrário, o Conselho Tutelar não tem competência para aplicar medidas judiciais, ou seja, ele não é jurisdicional, e não pode julgar nenhum caso. 

O conselheiro tutelar deve sempre ouvir e entender as situações que lhe são apresentadas por aquele que procura o Conselho Tutelar. Somente após a análise das situações especificas de cada caso é que o conselheiro deve aplicar as medidas necessárias à proteção dos direitos da criança e do adolescente. Cabe ressaltar que, assim como o juiz, o conselheiro aplica medidas, ele não as executa, deve por tanto buscar os poderes necessários para execução dessas medidas, ou seja, poder público, famílias e sociedade.

O processo de escolha dos conselheiros tutelares deve ser conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (órgão que deve ser criado e estar funcionando antes do Conselho Tutelar). Para ser conselheiro tutelar é necessário ter 21 anos completos ou mais, morar na cidade onde se localiza o Conselho Tutelar e ser de reconhecida idoneidade moral. 

Outros requisitos para ser conselheiro podem e devem ser elaborados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. É indispensável que o processo de escolha do conselheiro tutelar busque pessoa com um perfil adequado ao desenvolvimento da função, ou seja, alguém com disposição para o trabalho, aptidão para a causa pública, e que já tenha trabalhado com crianças e adolescentes.

É imprescindível que o conselheiro tutelar seja capaz de manter dialogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes. Para isso é de extrema importância que os eleitos para o a função de conselheiro tutelar sejam pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos.

Perfil do profissional para a Copa de 2014


Por: Walter Jefferson

A copa de 2014 vai se aproximando, e com ela várias oportunidades de emprego vão surgindo. Gente para trabalhar é o que não falta, Porem, é preciso estar qualificado para ocupar uma dessas vagas, eis algumas áreas que vão faturar com a copa.

Hotelaria  – Faça cursos específicos, ter outro idioma como inglês, espanhol ou italiano é fundamental para entrar nessa área, tenha conhecimento em programas como Word e Excel, eles são muito usados na rede hoteleira, as funções de garçom, cozinheira, camareira, guia turístico também estarão em alta. O SENAC já está realizando cursos nessas áreas em nosso município.

Segurança – Até 2014 milhares de policiais assim como seguranças particulares serão contratados, fique atento aos concursos na área que serão abertos no seu estado e se for segurança particular mantenha-se atualizado nos cursos de reciclagem exigidos anualmente pelo órgão da classe, se pretende ser chefe de equipe o inglês assim como na maioria das funções será indispensável já que a comunicação com outros profissionais será necessária.

Saúde – Profissionais da saúde também serão contratados na Copa do Mundo 2014, serão médicos, enfermeiros, profissionais de farmácia e outros que terão a função de atender turistas do Brasil e do exterior em qualquer situação, meses antes do início do festejo o governo aplicará cursos preparatórios a estes profissionais, já que o país terá o dever de se prevenir com possíveis doenças oriundas do exterior. Esteja atento.

Tecnologia da Informação – Profissionais desta função estão de sendo muito requisitados, porem pessoas com ensino superior e técnico estão em falta no mercado, caso ainda esteja estudando procure realizar cursos extracurriculares e ter um bom inglês.

Construção Civil – Centenas de obras já começaram a ser feitas e se você é desta área corra o quanto antes, muitos eletricistas, encanadores, pedreiros e ajudantes estão sendo contratados, se você não tem qualificação, procure saber se o seu município está oferecendo cursos gratuitos de qualificação e reciclagem, com este conhecimento a mais, o profissional terá mais oportunidades e chances de ter experiência e na sequência poder ser qualificado para ser encarregado, mestre  ou supervisor de qualquer obra.

Autônomos – Quem tiver criatividade para fazer bonecos, criação de bandeiras personalizadas, quadros, qualquer tipo de artesanato voltado para a Copa do Mundo não pode perder essa chance, essa será a época de ganhar dinheiro, e começar a investir desde já é mais do que recomendável.