Por: Larissa Rodrigues
Imagem da Internet |
A energia eólica está disponível em todo lugar, pois em todo lugar no mundo há vento, mais isso varia de acordo com as estações do ano, e com as horas do dia, também tem grande influencia na distribuição freqüente ocorrida pelos ventos e de sua velocidade em um determinado local a topografia e a rugosidade do solo.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui 248 megawatts (MW) de capacidade instalada de energia eólica, derivados de dezesseis empreendimentos em operação. Entre os principais impactos ambientais causados pelos parques eólicos estão o ‘impacto visual: sua instalação gera uma grande modificação na paisagem’, ’impacto sobre as aves do local: principalmente choque delas nas pás’ e o outro é o impacto sonoro: o vento bate nas pás produzindo um ruído constante. As casas do devido local deverão estar, pelo menos, a 200m de distancia.
E as vantagens sociais apresentadas com a implantação dos parques de energia eólica são bem visíveis, como ‘a geração de empregos, tanto temporários quanto fixos’, a melhoria na infraestrutura das proximidades do parque: construção e manutenção de estradas, etc. Nossa cidade é privilegiada por ventos que favorecem, e muito, para implantação desses parques, basta agora sabermos como usufruir, de forma realmente sustentável, dos benefícios que esse recurso natural Pode trazer para o nosso município.